domingo, 26 de setembro de 2010

Paulo e Estevão (terceira parte)

 Voltam no sábado seguinte para a sinagoga e aqueles que sentem abalados os esperam com blasfêmias.
· Paulo e Barnabé tentaram falar primeiro com os judeus, mas como estes não os aceitaram foram aos pagãos que os receberam.
Cap.XIV - Paulo e Barnabé vão para Icônio e vão para a sinagoga pregar, uns os acompanham e outros se rebelam querendo apedrejá-los
· Fogem para Listra e Derbe, anunciam a Boa Nova, muitos os zombam.
· Um aleijado se aproxima e Paulo o faz andar, o povo quando vê isto acredita que Paulo fosse Júpiter (por falar mais) e Barnabé fosse Mercúrio
· Os discípulos mostram que são de carne e osso como todos que ali estão e que vieram apenas para trazer a Boa Nova e que existia um Deus vivo e criador que embora único, beneficiaria a todos.
· Alguns judeus se sentem abalados e incitam aos outros a apedrejarem os discípulos
· Como Barnabé estava febril( por causa da difícil viagem que fizeram) não foi pregar com Paulo. Barnabé era Oleiro e Paulo era Tecelão.
· Paulo vai apenas com Timóteo (13 anos) e é recebido com pedras ficando muito machucado. Gaio que era seu amigo( Paulo curou sua mãe),levanta em meio a multidão e grita : O feiticeiro está morto...fora com ele. Gaio o arrasta e o leva para longe, se certificando que Paulo ainda respirava, fez com que os judeus pensassem que ele estava morto gritando: Deixem-no para os cães, eles se incubem do resto e vamos celebrara com vinho.
· Timóteo fica com Paulo, Gaio vai buscar Barnabé e a mãe de Timóteo.
· Quando Paulo se recupera vão para Antióquia.
Cap.XV - Gera-se o primeiro conflito enfrentado pela Igreja.
· Os cristãos que vieram do judaísmo (convertidos) já eram circuncidados.
· O cristianismo não obrigava a fazer a circuncisão, mas em Jerusalém começaram a ensinar que para se salvar os pagãos deveriam também fazê-la - (Tiago que queria o ato)
· Os apóstolos se reuniram para acabar com a discussão, Pedro se manifesta ponderando as leis judaicas.
· Paulo questiona até que ponto eles transmitiam o Evangelho - Libertador, e não a prisão - ou será que estavam confundindo o povo, impondo as obrigações de outros. E mostra que Pedro tinha sido a primeiro evangelizador dos pagãos e judeus, e ele havia concedido o espírito santo aos dois, mostra ainda que o que salva a todos é a fé em Jesus e não o ato da circuncisão.

(continua)

Um comentário:

  1. Anjo meu!
    Te visitar dá um brilho especial ao meu dia. Gostaria de vir mais vezes, mas o tempo curto não me permite.
    Porém estás sempre no meu pensamento e as portas do meu céu estão sempre abertas te esperando.
    Agradeço a tua compreensão!
    Meu carinho,
    teu ANJO...

    ResponderExcluir

É um prazer receber sua opinião.