sábado, 25 de setembro de 2010

Paulo e Estevão (segunda parte)

Gamaliel se afasta do Sinédrio e Saulo toma o seu lugar. Passam vários meses e Saulo não conseguindo esquecer Abigail vai a seu encontro. Lá a encontra muito doente e fica sabendo que ela teve visita de Ananias que lhe mostrou o Evangelho de Jesus , fazendo com que ela se convertesse. Antes de morrer, Abigail diz a Paulo que ele também seria um apóstolo de Jesus.
Saulo não se conformando com tudo o que lhe aconteceu, manda buscar Ananias e resolve ir pessoalmente.
No deserto de Damasco aonde passará, Saulo fica cego repentinamente e enxerga apenas uma luz que vai se transformando na imagem de Cristo, e Jesus lhe pergunta por quê o persegue tanto e lhe toca o coração. Jesus o orienta para entrar na cidade que lá encontraria ajuda. Em Damasco, ele encontra Ananias que por sua vez a pedido de Jesus vai ao encontro de Saulo. Ananias, através das imposições das mãos o cura, fazendo com que Saulo se convertesse. Ele passa alguns dias com os discípulos, e logo começa a pregar o nome de Jesus, isto provoca confusão entre os ex-colegas e uma reação violenta, trazendo a desconfiança da comunidade que começa a pertencer, mas este testemunho corajoso de Saulo, também traz muitos adeptos ao cristianismo. A igreja se espalha em ambiente judaico, ainda enraizada às práticas judaicas.
Saulo se transforma no discípulo dos pagãos (àqueles que não acreditavam nas leis judaicas mas a respeitavam)
Desta parte em diante complementei os Atos dos Ap. com o livro Paulo e Estevão .
Cap.XI - nasce mais uma Igreja (tenda), fora de Jerusalém - Antióquia
É sugerido através de Lucas a mudança do nome Homens do Caminho, para Cristãos , pois Caminho não era uma designação perfeita que traduzisse os esforços dos discípulos de Cristo que eram chamados de viajores, peregrinos, caminheiros , pois o mal pode ter o mesmo caminho que o bem depende de quem o leva, e com o nome de Cristãos, sempre recordariam de Jesus.(Lucas).
Cap.XII
Rei Heródes começa a perseguir aos cristãos, manda matar Tiago Maior, irmão de João,( ele foi o primeiro mártir do Cristianismo) e vendo o contentamento dos judeus manda prender Pedro.
Na prisão, Pedro fica acorrentado e bem vigiado, o rei queria apresentá-lo aos judeus após a Páscoa . Nesta mesma noite aparece um anjo, solta Pedro e o manda sair. As correntes arrebentam e os portões da cela se abre. Quando Pedro se vê solto na rua, acredita que o Senhor não o quer em poder de Heródes nem dos judeus. Ele vai à casa de Maria Marcos (mãe de João Marcos, irmã de Barnabé e Pedro). Lá bate na porta. Rosa a criada da casa vem abrir e conta aos outros que lá estavam reunidos (os apóstolos se reuniam na casa de Maria para orar e fazer evangelho) que Pedro estava batendo e eles não acreditavam. Pedro entra e narra o fato do anjo e pede a eles para avisarem Tiago Menor e viaja para Jope.
· O rei só deixou a Igreja Cristã em paz por causa da personalidade e fidelidade de Tiago junto aos judaísmo.
· Tiago, na ausência de Pedro, cria nova disciplina eles não poderiam falar do Evangelho se Cristo sem referir-se as Leis de Moisés.
· Os outros discípulos se reuniam na casa de Maria Marcos, às ocultas, como se fosse a verdadeira Igreja Cristã.
· Esta postura tomada por Tiago permite a manutenção da Casa do Caminho.
· Quando o rei soube da fuga de Pedro manda matar os vigias .
· A comunidade cresce, há solidariedade e o povo é fiel à Deus.
· Rei Heródes vai para Cesaréia.
· Os povos de Tiro e Sedônia pedem a paz, fazem acordo e contam para Heródes, ele fica furioso, se coloca na tribuna e se dirige ao povo como um Deus, e o povo reage não aceitando pois “a voz de Deus não é a voz de um homem”.(vers.20)
· A palavra de Cristo crescia . Paulo, Barnabé e João Marcos vão para Antióquia.
Cap.XIII - Este capítulo marca o Evangelho aos pagãos.
· A igreja de Antióquia já está organizada, as missões são designadas pela comunidade e não mais por um indivíduo.
· Estavam reunidos profetas, mestres, Paulo e os outros discípulos, quando o Espírito Santo pede para separar Paulo e Barnabé para fazerem o trabalho que estava designado a eles .
· Viajaram para Salência, Chipre e Pafos, lá encontraram o mago Barjesus (Elimar - que quer dizer filho do diabo o qual quer impedir a força do Evangelho) e Sérgio Paulo que manda chamar os apóstolos a fim de escutar o evangelho (Sérgio Paulo foi aquele que foi assistido na doença por Estevão), como Bar-Jesus se opunha ao evangelho, Paulo o fez ficar cego, fazendo com que Bar-Jesus pedisse auxílio, ao ver este fato Sérgio Paulo abraçou a fé.
· João Marcos que os acompanhava nas viagens, não aguentou mais a maratona e decide voltar
· Paulo e Barnabé continuam e vão para Antióquia da Psídia e como sempre foram até a sinagoga apresentar o evangelho
· “Palavra de Coragem” - Paulo conta a história de Israel desde o princípio até a vinda do Mestre Salvador, mostrando o evangelho e explica que é por meio dele que todo aquele que acredita é justificado de todas as coisas que nas escrituras não o são. - Perdão dos Pecados
· Paulo diz: “Portanto tenham cuidado para que não aconteçam com vocês o que os profetas disseram : “Olhem desprezadores, se admirem e desapareçam ! Porque nos dias de vocês vou realizar uma coisa que não acreditariam se fosse contada. Temos poder de um grande médico, podemos curar, quando os enfermos estejam dispostos a compreender Jesus e seguí-lo.

(continua)

5 comentários:

  1. Agora fiquei curiosa, não li este livro, mas achei muito interessante a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente,amiga
    Vale a pena acompanhar,é uma história belissima.
    Obrigada pela visita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Peço muita desculpa mas hoje comento sem ler , para mim é muito extenso, mas prometo que voltarei.
    Deixo o meu abraço sincero e beijinhos de luz e muita paz

    ResponderExcluir
  4. A cura esta dentro do coração, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  5. Oi boa noite!
    É com enorme prazer que passo a te seguir *_*,gostei muito do blog e ultimamente tenho me interessado sobre o assunto.

    Um beijo e boa noite

    ResponderExcluir

É um prazer receber sua opinião.