sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Paulo e Estevão (primeira parte)

Emmanuel conta-nos a história do discípulo Paulo de Tarso, sua conversão e a história da humanidade após a passagem de Jesus na Terra. (34dc.)
A história começa com uma família constituída de apenas 3 pessoas: o pai - o velho Jochedeb - o filho de mais ou menos 23 anos - Jeziel e a filha Abigail. A mãe já havia falecido por causa das punições ali instaladas àqueles que se rebelavam contra o poder, deixou-lhes a herança da fé nas antigas escrituras e principalmente à Deus.
Corinto, (colônia importante dos romanos aonde viviam várias correntes israelitas) a cidade onde moravam era atormentada por violenta revolta dos escravos oprimidos e a pedido do procônsul da região foi solicitado a Roma recursos, trazendo soldados e o questor Licínio Minúcio.
O pai Jochedeb havia saído para ir ao mercado, a cidade estava tomada por soldados romanos, e amedrontado passava por eles de cabeça baixa. Até que um deles lhe perguntou como ousava passar por eles sem os saudarem, e por este motivo tomou uma surra.
Jochedeb por ter muita fé em Deus engoliu tudo bem quieto e muito triste continuou sua caminhada.
Na volta de suas compras escolheu outro caminho mais longo só para não ter o risco de acontecer tudo novamente. No trajeto encontrou outros soldados e pensou que se não os cumprimentassem apanharia de novo, então os saudou, e ele apanhou mais uma vez por ter-lhes dirigido a palavra.
Ficou muito irritado e não aceitando a situação fora para casa. Lá encontrou seus filhos e contou-lhes o acontecido, eles enfrentaram a situação com muita fé e serenidade. Jeziel seu filho consulta as Escrituras sagradas para suscitar a palavra de Deus a fim de conhecer a sugestão que Ele lhe traria, e as palavras foram de confiança e de aceitação .
O questor do Império Licínio Minúcio, convida os habitantes de Corinto que se considerassem prejudicados para uma reunião para que houvesse o restabelecimento da ordem, mas Jochedeb como não aceitara as palavras das Escrituras, vai até o templo para a audiência e lá se queixa. O questor após escutar suas reclamações, confisca sua propriedade e o ordena a sair em 3 dias.
Jochdeb fica furioso e quando volta para casa ateia fogo na propriedade vizinha, sabendo que esta era de Licínio.
Jeziel ajuda a apagar o fogo sem saber que o ato tinha sido de seu pai. Quando Jeziel volta para casa fica sabendo do fato e juntos rezam a Prece de Caritas.
O questor descobre que Jochedeb havia ateado fogo e manda-o prender. Ele vai junto com os filhos. Na prisão quando Jochedeb adormece Jeziel dia a sua irmã para nunca perder a fé e continuar a ser como a mãe havia ensinado, que ele iria se entregar no lugar do pai.
No dia seguinte pai e filho são condenados a apanhar e o pai não agüenta e morre. Jeziel pede a irmã que cante um salmo para que juntos suportassem a dor. Ele continua apanhando e o malfeitor manda Abigail embora e ele é condenada a escravidão.
Abigail foge e acaba indo para casa de Zacharia e Ruth que iriam sair de Corinto, pois seu filho havia morrido.
Um mês se passou, Jeziel já estava com as feridas cicatrizadas e vai como escravo para a embarcação sempre lembrando de sua irmã que nunca mais tinha visto. Em uma das viagem a embarcação recebe Sérgio Paulo, um passageiro ilustre, este fica muito doente, e o comandante temendo que toda a tripulação ficasse doente designa Jeziel para cuidar dele. Sérgio Paulo se restabelece e Jeziel apresenta sinais da doença, o comandante quer jogá-lo no mar, mas Sérgio Paulo por ter o conhecido melhor sabendo que só melhorou por causa dos cuidados de Jeziel, decide deixá-lo no Porto de Jope, dá dinheiro a ele e pede que troque de nome pois sabendo de sua história ,temia pela vida daquele que o tratou.
Jeziel se encontrava com muita febre e é achado por uma pessoa que queria seu dinheiro, assim ele lhe entrega o dinheiro e pede para que seja levado a algum lugar para que pudesse se restabelecer.
É levado para a Casa do Caminho, aonde os apóstolos de Jesus cuidavam de doentes desamparados, e foi se restabelecendo. Contou sua história a Pedro e este sugeriu que mudasse seu nome para Estevão. Jeziel desconhecia a vinda de Jesus. Pedro lhe conta a trajetória de Cristo e que ele veio nos ensinar e mostrar o AMOR.
Estevão estuda as Escrituras de Mateus e propaga as palavras de Jesus, o aceitando em seu coração.
Em meados de 35dc chega em Jerusalém Saulo de Tarso, 30 anos, para se certificar da cura de seu tio Filodemos, que fora curado da cegueira através dos homens da Casa do Caminho.
Saulo estava apaixonado por Abigail que conhecera na casa de Zacharia. Abigail lhe mostrava muita afeição mas queria saber o paradeiro de seu irmão Jeziel. Saulo prometera interferir a favor de seu irmão assim que o encontrasse prometendo a Abigail casamento por ter achado sua parceira ideal.
Estevão, Pedro e João vão a Igreja de Jerusalém para a pregação e lá encontram Saulo que queria saber mais sobre os homens do Caminho. Estevão estava pregando e Saulo começa a discutir com ele, dizendo que Jesus era impostor. Estevão com Amor vai rebatendo as acusações, e isso deixava Saulo irritado, fazendo com que Estevão fosse chamado ao Sinédrio para esclarecimento.
Saulo era um homem culto e fiel às Escrituras.
Quando chega o dia, Estevão consegue a simpatia de Gamaliel e este manda averiguar mais sobre a Casa do Caminho e manda Estevão embora. Saulo não se contentando pede a seu amigo que entre com uma denuncia contra Estevão e ele é preso.
Saulo achava Estevão um perigo para seu poder e para as leis. A prisão de Estevão teve ampla repercussão fazendo com que os apóstolos recebessem represálias.
O apóstolo Tiago, filho de Alfeu, opinava contra Estevão e Pedro tentava justificar, mas Tiago não aceitava os atos de Estevão.
A cidade comentava os acontecimentos, muitos se aproximaram da Igreja do Caminho para melhor conhecer o Cristo e isto poderia significar vitória de causa.
Pedro, ciente das atitudes de Gamaliel e sabendo que Estevão só não havia sido apedrejado ainda por causa dele, o convida para conhecer a Casa do Caminho. João foi mensageiro e Gamaliel o recebeu bem prometendo ir. Este vai conhecer a Casa, e começa a se interessar pelo Messias Salvador. Lá ele encontra um velho amigo - Samônio que estava com lepra e lhe pergunta o que estava fazendo ali. Samônio lhe diz que fora abandonado pela família por causa da doença, lhe tiraram todas as econômias e quando se viu sozinho apareceu uma pessoa humilde e lhe encaminhou a Casa do Caminho, aonde encontrara paz, solidariedade e cuidados.
Gamaliel recebe de Pedro João e Tiago as escrituras de Mateus e começa a ler.
As perseguições de Saulo não cessa, manda prender Pedro, João e Tiago, mas depois são soltos e mais uma vez pelo apelo de Gamaliel seu grande amigo mas Saulo não queria soltar Estevão.
Saulo sempre ia visitar sua noiva e contava-lhe os acontecimentos de Jerusalém, e diz a ela que gostaria que todos a conhecessem e que fosse até o Sinédrio no dia da execução de Estevão. Ela. Pede a ele que não veja o sacrifício e que chegaria só após o fato.
Começa o apedrejamento de Estevão , ele sente as dores mas entrega a sua vida a Jesus e recebe tudo em silêncio, quando ele estava quase morto, Abigail entra no Sinédrio e o reconhece como seu irmão e pede a Saulo que a deixe falar com ele. Saulo fica atônito não queria crer naquilo, como Estevão poderia ser o irmão desaparecido de sua amada. Saulo manda tirá-lo do poste e recolhe-o para que ele possa ter certeza do que Abigail lhe afirmara.
Estevão conta de Jesus à sua irmã e perdoa Paulo de seus atos, e sabendo que ele era noivo de sua irmã , os abençoa em seguida falece.
Saulo termina tudo com Abigail, mesmo ela dizendo o perdoaria. Ela vai embora e fica doente.

(continua)

Um comentário:

  1. Quando era moço dei algumas palestras sobre Paulo e Estevão. Sempre fui um apaixonado por Paulo, e tenho lido muito o livro Elucidário, nas nossas reuniõe quinzenais. estou vendo que já recebeu o selo, mas quero lhe dar um também. Muito obrigada pelo belo conteúdo, que muito me agrada. PAz e luz!

    ResponderExcluir

É um prazer receber sua opinião.